terça-feira, 8 de março de 2016

Pensando no Dia Internacional da Mulher...

Aproveitando o Dia Internacional da Mulher... e minha mudança repentina (ok, não é repentina, pois foi depois de uma ótima conversa com minha amiga Luana) de gêneros para leitura, resolvi reler algumas obras cujas protagonistas são mulheres ativas, maravilhosas. Lógico que a minha lista real é enorme, mas me baseei na conversa com minha amiga para selecionar algumas obras.

Conversei com minha amiga sobre teatro, protagonistas ativas que não ficam só lamentando ou sofrendo por causa de amor. Aquelas que pegam uma espada e partem pra guerra. Sofri muito em cortar outras obras fantásticas da minha lista, mas logo devo querer ler outro tipo de história e não daria tempo para ler tudo de qualquer forma.

Vamos à minha lista de releituras (não estão por ordem de leitura).

  • Garasu no Kamen (Glass Mask) 



Esta é a versão que eu tenho. É compilada com o dobro de páginas da versão comum. Eu devo ter até o vol. 24 desta versão compilada, mas ainda não terminou... e vai lá saber quando vai terminar... Já vi a primeira versão do animê e a segunda mais recente também, fora os doramas que já devo ter assistido várias vezes (apesar de não gostar muito da atriz protagonista).

A história é sobre uma garota pobre que não chamava muita atenção, mas que descobriu um talento impressionante para encenar. Ela assistia a um peça, dorama, filme uma única vez e decorava todas as falas e até mesmo o movimento de cada personagem. 

Lógico, tem romance, rivalidade e conheci várias peças teatrais lendo este mangá. É um dramalhão, toda vez choro muito lendo. É bem emocionante. O único problema é que não terminou ainda. 

  • Basara



Admito que tanto o anterior como este não têm um traço que me agrada muito, mas a história é tão boa que nem liguei muito para isso quando peguei para ler. Na verdade, eu comprei depois de assistir o animê. Fiquei inconformada com aquele final e queria saber como a história realmente terminava.

De acordo com uma profecia, uns 300 anos após a destruição da Terra, nasceria uma criança escolhida cujo nome é "Tatara" que seria um jovem revolucionário a salvar o Japão. Na verdade, ele acaba sendo morto e sua irmã gêmea "Sarasa" acaba tomando seu lugar para liderar essa revolução sem revelar sua verdadeira identidade. Apesar disso, ainda sobre um espacinho para romances (um deles, bem no estilo Romeu e Julieta).

Adoro esse tipo de história que parece ser de época (se bem que, de acordo com o contexto, este está mais para um futuro pós-apocalipse, onde o mundo parece ter recomeçado do zero). Percebi que detesto histórias de guerra usando armas de fogo, bombas, mas até que gosto de histórias onde usam espadas, flechas e lanças para lutar. São 27 volumes com a história já concluída.

  • Sora wa Akai Kawa no Hotori (Anatolia Story)





Este é um dos que eu mais gosto. Já devo ter lido mais de 15 vezes inteirinho. O traço não é dos meus preferidos, mas acho que combina com o tipo de história que a autora escreve. A história é fantástica. A protagonista aí é o máximo. Infelizmente, os mangás não ficam na minha casa (é um dos preferidos da minha tia também, por isso, deixei que ficasse com ela), mas posso pegar para ler quando quiser, afinal, moramos bem perto.

Uma garota que vive no Japão de 1995 (creio eu) acaba sendo "puxada" para o antigo oriente através da magia da rainha do império Hitita que queria usá-la para lançar uma maldição para fazer seu filho subir ao trono. Lógico que, antes disso, tem uma penca de outros herdeiros filhos de outras rainhas e amantes que vieram antes dela.

A propósito, devo ter todos os mangás publicados desta autora. Adoro o estilo das histórias dela, mas esta é a minha preferida. 28 volumes completos que leio num instante!

  • Versailles no Bara (A Rosa de Versalhes)




Creio que seja esta a versão que eu tenho, a compilada em apenas dois volumes que mais parecem bíblias. Exatamente por esse motivo, esse foi o único mangá desta lista que só consegui ler umas três vezes. Os demais eu li mais de cinco vezes (ou até bem mais). Faz tempo que li e fiquei com vontade de pegar depois de falar de protagonistas ativas lutando com espadas, etc.

Não lembro bem da história, mas se passava na época da Revolução Francesa. Conta a história de Oscar, uma jovem que foi criada como rapaz pelo pai e, devido sua criação militar, chegou a se tornar capitã da guarda real, protegendo Maria Antonieta.

Acho que o único problema de pegar esse para ler é o seu formato. Não dá para carregar por aí uma bíblia daquelas. E o mangá está na casa da minha tia... esse acho que tenho que pegar num final de semana um pouco mais sossegado.

  • Akatsuki no Yona




Esta deve ser a história mais recente desta lista até agora. Infelizmente ainda não terminou, mas estou acompanhando a cada capítulo novo que sai. Outro que fiquei com vontade de comprar o mangá após assistir o animê. Foi impossível não gostar. Só fiquei com raiva da protagonista no começo da história, mas ela amadurece bem rápido e logo caiu me apaixonei por ela também. Por que também? Olha o cara abraçado com ela aí na capa! O melhor personagem da história!!! Ele faz tudo por ela, mas tenho uma dó dele...

Yona é uma princesa mimada que tinha tudo o que queria. Seu pai era considerado um rei covarde que fazia de tudo para não entrar em conflito com outros reinos. Um dia, o primo de Yona (que também é seu amado secreto não tão secreto) faz uma revolta no dia do aniversário dela assassinando o rei na frente dela. Por ter presenciado a cena, ela é obrigada a fugir com seu guarda-costas e amigo de infância Hak. Em sua jornada pela sobrevivência, ela conhece quatro jovens, protagonistas de uma lenda antiga sobre quatro dragões que dão seu sangue a humanos para que herdem seu poder para proteger um dragão que se tornou humano e governante de um reino.

Gosto tanto da história que quase conto ela todinha aqui... não consegui me controlar. Desculpa. Todo o ambiente da história me fascina. Toda vez que vejo (inclusive o animê), lembro de histórias de época, mas não do Japão, parece mais coisa chinesa ou coreana. 

História ainda em andamento, mas tenho até o vol, 19.

  • Arslan Senki (The Heroic Legend of Arslan)




Única história desta lista que não é um shoujo. Mas não pude deixar de colocar aqui. O animê está na minha lista para assistir novamente depois dos 808 episódios de Meitantei Conan (Detective Conan) que estou assistindo de novo (mas já estou no ep. 671). 

Ok, o protagonista não é uma mulher como nas demais histórias, mas e daí? Esta história tem personagens femininas fantásticas! Uma rainha que não faz nada, mas só de existir já é capaz de causar uma guerra, uma sacerdotisa guerreira que luta melhor que muito soldado treinado, tem até uma "Oscar" da Rosa de Versalhes (brincadeirinha). 

E este é mais curto, porque ainda não foram lançados muitos volumes (creio que tenha só 4 volumes). Como podem ver, o traço é da minha adorada Arakawa!!! 

Adorei o animê, peguei até as OVAs que saíram faz muuuuito tempo para assistir, pois eu queria saber logo o que ia acontecer (sou muito curiosa, não consegui esperar para ver os episódios do animê). Estou até cogitando de comprar as novels para saber como vai ficar a história... mas mudei de ideia (por enquanto). Ando sem tempo para ler novels. Demoram bem mais do que ler mangás. Hm... como dar um resumo desta história sem lançar grandes bombas de spoilers...? Hm...

Em épocas de guerras, o rei de Pars é conhecido por seu exército invencível. Ele tem um filho chamado Arslan a quem não dá a menor atenção. Na primeira batalha em que Arslan participa, acaba perdendo devido a traição de pessoas de seu exército. O rei acaba se tornando prisioneiro e Arslan foge com ajuda de Daryun, considerado o melhor guerreiro do exército. Sua jornada começa buscando ajuda para expulsar os invasores. Muitos resolvem segui-lo por seus pensamentos revolucionários e humanitários, diferente de seu pai que pensa que tudo se resolve vencendo batalhas.


Chega!!! Não posso colocar mais mangás nessa lista, mesmo tendo vários outros em mente.

A questão é... por qual eu começo? E que ordem de leitura eu sigo? Alguma sugestão???
Uma horinha por dia com leituras para o meu lazer em vez de ser material de trabalho não vai fazer mal, né? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário